segunda-feira, 25 de maio de 2020

Máscaras para preservar a saúde

Esta máscara de metal foi usada durante a escravidão 

O hábito de comer terra (geofagia) era bastante comum entre os escravos. Muitos já trouxeram o costume da África, onde a geofagia era tão comum que existiam tipos específicos de terra que eram coletados e comercializados.

Acreditando que o hábito não era nada saudável e ouvindo os médicos que afirmavam que comer terra resultaria em depressão, dores de estômago, falta de apetite, vertigem e outros sintomas, os donos de escravos buscaram proteger a integridade deles. O interesse não era no bem estar humano, e sim na preservação do investimento.
Por esse motivo, os escravos foram obrigados a usar máscaras horripilantes que bloqueavam suas bocas.

Como não se sabia ao certo se a ingestão de terra realmente podia fazer mal, as máscaras acabaram servindo como instrumento de tortura e eram usadas também para evitar que os escravos comessem parte do que eles colhiam.
Também impediu que os escravos cantassem suas canções espirituais africanas. Não só as canções espirituais também as de guerra, afetando assim os mestres dos escravos, já que os motivariam a rebelarem-se e lutar.

Também evitou que ensinassem os dialetos locais africanos (línguas) aos seus filhos, forçando-os a aprender as línguas estrangeiras.

Se nos dias de hoje nos falam para usarmos máscaras pois "é para seu bem" devemos nos lembrar que ninguém mais do que nós mesmos temos interesse em preservar nossas vidas. 

Questione-se sempre.

List Verse

Nenhum comentário:

reações adversas

 20.595 MORTOS 1,9 milhão de feridos (50% GRAVES) relatados no banco de dados da União Europeia de reações adversas a medicamentos para inje...